Dicas para não tomar calote na organização de formaturas

 

Dicas para não tomar calote de empresas de formaturas

Se você está ingressando no curso de graduação, e deseja ter uma formatura linda e inesquecível, preparamos esse material instrutivo para você e sua turma fazer escolhas mais seguras.

 

Resolvemos escrever sobre o assunto, pois nas últimas semanas, esse tema infelizmente virou notícia nas redes. 

No início de Janeiro deste ano, uma estudante de medicina da USP, São Paulo, foi denunciada à polícia pelos colegas de classe, após ela alegar ter levado uma invertida na bolsa de valores e ter perdido todo o dinheiro investido pela classe. Um montante de quase R$1 milhão de reais, que deveria estar sendo poupado para custear as despesas com a tão sonhada festa de formatura sumiu. Durante a investigação, a aluna acabou confessando que se apropriou do dinheiro para uso particular. O que deixou os colegas sem dinheiro e muito frustrados.

 

Essa semana no Paraná, mais um caso semelhante viralizou. Desta vez em uma universidade particular em Maringá.  Aproximadamente 120 alunos, também do curso de medicina teriam pago durante o período de quase 6 anos, o montante de R$3 milhões de reais a uma empresa de formaturas e foram surpreendidos pelo cancelamento da tão sonhada festa, momentos antes do início da celebração. 

Ao que tudo indica, a festa foi cancelada, pois até algumas horas antes da cerimônia, pagamentos importantes como o buffet, por exemplo não haviam sido realizados. Fato que causou tristeza, indignação, revolta e desespero à maioria dos participantes e seus familiares e amigos que lá estavam.

 

Assim, nós que já fomos alunos e passamos por essa fase de preparação para formatura, do início ao fim, resolvemos deixar algumas dicas importantes para evitar que mais casos como esses dois aconteçam por aí. 

 

Geralmente as classes optam por um ou dois desses tres caminhos: 

 

Unir-se às demais turmas do curso no primeiro ano de estudo e montar uma comissão de formatura para administração dos recursos e organização da festa.

 

Contratar uma empresa especializada no ramo de formaturas e centralizar todo os pagamentos, por etapas com cronograma de pagamento pré estabelecido em contrato e dar a empresa liberdade para a contratação dos prestadores de serviços parceiros. 

 

Formar a comissão de formatura, juntar dinheiro ao longo do curso e contratar a empresa de formatura para administração e planejamento. 

 

Os procedimentos abaixo são importantes meios de assegurar à classe um pouco de segurança neste período. Mas é importante ressaltar que não existe negócio 100% seguro, ok? Aqui são procedimentos para minimizar os riscos de calote e decepções. 

1 - À comissão de formatura, admita membros com idoneidade cadastral nos orgãos de proteção ao crédito. Sem histórico de processos judiciais por motivos semelhantes a falta de pagamento, inadimplemento, etc…

 

2 - Abertura de conta corrente para a comissão de formatura deve ser conjunta, e com movimentação autorizada por duas ou mais assinaturas. Assim, evita-se que uma pessoa apenas tome a decisão sobre transações de investimentos e pagamentos, por exemplo.

 

3 - Ao contratar empresa de formatura, faça levantamento de toda a documentação jurídica da empresa e de seus sócios. Ao consultar os órgãos de proteção ao crédito (SPC e SERASA) é possível saber  se a empresa de formatura tem bom histórico de pagamentos aos seus fornecedores, que possivelmente serão os fornecedores indiretos da sua turma.  Consulte a situação judicial de todos também, assim é possível averiguar se a empresa já teve algum problema com a prestação dos serviços contratados.

 

4 - Consulte sites de reclamação, sugestão Reclame aqui, pois é possível saber se a empresa presta um atendimento e também como ela resolve os problemas de seus clientes. 

 

5 - Busque indicação e informação comercial de turmas anteriores que já tenham passado pela experiência com a tal empresa. 

 

6 - Utilize assessoria jurídica profissional para assegurar ao seu grupo que todos os serviços prometidos estão formalmente registrados no contrato de prestação de serviço. 

 

7 - Acompanhe e fiscalize cada etapa da organização do evento, solicitando recibos e preferencialmente fazendo contato para confirmar a veracidade das informações prestadas pela empresa de formatura. Neste caso, é ideal que a comissão de formatura nomeie um fiscal para tal finalidade. 

 

8 - Realizem reuniões mensais ao logo de todo o tempo de organização para prestação dos serviços que estão sendo realizados entre a comissão de formatura e empresa de formatura contratada. 

 

Espero que isso ajude a todos. 

 

Vanessa Agostini Ganzenmüller  - 25/01/2023

Economista, Ex gestora de serviços financeiros e atual CEO da VOG Jalecos.  

 

Selos

Uniwear Indústria e Comércio LTDA - CNPJ: 38.035.863/0001-77 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade